Investigação aponta 7 pessoas envolvidas em extorsão e incêndio a lojas de Paranatinga (MT)
29/01/2025
De acordo com a Polícia Civil, os envolvidos fazem parte de um grupo criminoso e teriam praticado os crimes como forma de represália ao dono de uma das lojas, que se negou a pagar valores aos criminosos. Dois suspeitos de incendiar lojas de calçados e variedades são presos em MT
Polícia Civil e Sesp-MT
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) identificou que sete pessoas estão envolvidas nos casos de extorsão e incêndio em lojas de calçados e variedades, na terça-feira (28), em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com a Polícia Civil, dentre os envolvidos estão dois detentos apontados como supostos mandantes, duas pessoas que foram presas suspeitas de extorsão contra os proprietários das lojas e os outros três que foram presos por executarem o incêndio. Todos são suspeitos de integrarem uma facção criminosa.
As investigações apontaram que o incêndio foi uma represália ao dono de uma das lojas, que se negou a pagar valores aos criminosos. Imagens de câmeras de segurança confirmaram que um dos suspeitos presos foi visto no interior do estabelecimento fazendo cobranças aos funcionários da loja.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) identificou que os mandantes do crime são detidos do Centro Penitenciário do município, de onde teriam comandado os incêndios.
Segundo a Sesp, eles serão transferidos para uma área de isolamento da penitenciária. A secretaria disse ainda que reforçou o policiamento na região para identificar os autores dos ataques.
Comerciante diz ter prejuízo de R$ 5 milhões após incêndio destruir loja: 'Só sobrou paredes'
O incêndio
VÍDEO: incêndio de grandes proporções atinge estabelecimentos comerciais em MT
Vídeos gravados por moradores mostram fortes chamas consumindo um dos estabelecimentos e é possível ver que outra loja também foi atingida pelo fogo (assista acima).
Nas redes sociais, proprietários fizeram uma publicação com a hipótese de que o incêndio seja criminoso.
“E assim, de forma trágica, morre uma história de 20 anos de sonhos de trabalho árduo, de amizades, de confiança. Um ato de vandalismo acabou com empregos diretos e indiretos, tirou de famílias o seu único sustento. A Multi Shop presentes encerra sua história”, diz trecho da publicação.
Segundo a Prefeitura do município, o incêndio foi controlado em ambas as lojas.
Victor Moreira
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp